segunda-feira, 3 de novembro de 2008

28/10/2008

Aqui vai um fichamento do texto de CATTANI, Arte Contemporânea: o lugar da pesquisa.
A referência não está comleta pois não consegui entender o que estva escrito na cópia do texto!!!!



"O próprio artista poderá falar de seu processo, analisar suas intençõs, descrever os materiais e técnicas que empregou, sem, todavia, expor a totalidade da sua obra, porque, na passagem da presentificação a verbalização, ocorrerão perdas e/ou descaminhos. " p.37

"Se partirmos do pressuposto que a arte é intraduzível, assumiremos o fato de que todo discurso será parcial; que nenhum conterá a 'verdade' da obra, mas que todos poderão contribuir para seu entendimento. Mais do que a busca da 'verdade' ontológica ou do 'real da obra, a pesquisa de arte buscará o rigor de análise que lhe permita qualificar-se como pesquisa, aliando-lhe, à sensibilidade do olhar, a profundidade da formação teórica. o pensamento visual norteará tanto a pesquisa em arte quanto a pesquisa sobre arte. A única diferença poderá estar na intensidade da presença desse pensamento visual numa modalidade de pesquisa e na outra." p.38

"(...) encontrar uma metodologia de trabalho que ajude a expressar o que se quer, da forma que se quer, e manter o esp´rito investigativo sistemático são maneiras de aprofundar e enriquecer a obra, ampliando a sensibilidade e a qualidade do processo criativo." p. 39

"Todos os que trabalham com arte abem que ela não é lazer e entretenimento para quem faz, e que a obra que resulta não é mero objeto decorativo (para combinar com o sofá) nem ilustrativo(para acompanhar um texto). Arte é paixão, dedicação, criação, invenção. E a investigação e o método são instrumentos auxiliares do processo artístico em todas suas etapas, do processo de elaboração(pelo artista)à análise do teórico, do crítico, do historiador. A qualidade da recepção pelo espectador será influenciada por esse trabalho anterior." p.40

"Mas enquanto o artista, que trabalha unicamente em seu atelier, tem a liberdade e o direito de recusar toda e qualquer metodologia e sistematização de idéias, sobretudo em sua forma verbal e/ou escrita, o pesquisador em artes plásticas, ligado em geral a instituições de ensino e/ou pesquisa, tem um compromisso com a produção do saber e o efeito multiplicador de suas reflexões." p.40

"A pesquisa em arte diferencia-se das pesquisas em outras áreas das Ciências Humanas na medida em que seu objeto não pode ser definido a priori, ele está em vir-a-ser e se construirá simultaneamente à elaboração metodológica. (...) Em arte, mais do que as hpóteses, o que conta em termos metodológicos são os objetivos." p. 40

"Os objetivos do artista, portanto, não são limitadores, restritivos, mas, ao contrário, propiciam o surgimento do novo, do diferente." p.41

"Metodologicamente, portanto, é importante que ele trabalhe simultaneamente com os dois sistemas de pensamento, consignando suas intenções, suas dúvidas, seus processos criativos no que se chamaria de 'diário de bordo', durante a elaboração de seu trabalho artístico." p.41

" A pesquisa sobre arte deve inter-relacionr-se as instâncias histórica, teórica e crítica." p.42



A aula de hoje começou com a entrega dos questionamentos que foram feitos após a leitura do texto de pesquisa em arte. Algumas questões foram levantadas pelos colegas e fomos discutindo o assunto. Foi uma boa oportunidade de tirármos algumas dúvidas sobre o assunto e de poder ouvir o que cada um considerou relevante ao ler o texto.
Após a discussão, chegou a hora de apresentar a produção dos Livros de Artista. Aqui estão alguns trabalhos que foram apresentados em sala de aula. O meu, que na sala era apenas um esboço, agora aparece aqui prontinho!!!!


 Livro de Artista:

Título: Fitarmônica

Nayara Costa





Harmonia Complementar oposta:



Harmonia Análoga: 

Harmonia Complementar dividia simples:


Harmonia Complementar dividida dupla:


Harmonia Tripla ou Tríade:








Paulo Sérgio

Josenildo "Você já mexeu no seu hoje?"

Enedina e seu baú "Sadocrendices"





Taináh e a arte que alimenta



Clayton


Gostei muito dos trabalhos apresentados hoje!!! Gostei principalmente de ver a diversidade que apareceu. Adorei o baú com a oração das encalhadas, que foi feito por Enedina. e me surpreendi com o sanduíche artístico de Taináh (ai que fome!!!). Através das imagens de E.V.A, Josenildo possibilita que cada pessoa vá criando uma história!!! O trabalho de Paulo, feito com sangue de boi (isso mesmo...sangue!!!aiiiiiiiiiii!!) com imagem de cristo, fé...sei lá!!!
Quanto ao meu livro, busquei fazer um trabalho que remetesse ao que estávamos estudando na disciplina, e acabei optando por trabalhar com Harmonias Cromáticas. Primeiro fiz um estudo de um material que nos foi dado na disciplina Representação gráfica, que trazia um círculo das cores e as possibilidades harmônicas entre elas. Daí escolhi os materiais com os quais iria trabalhar: chapas em MDF e fitas de cetim. Fiz um estudo no corel draw de como seria cada harmonia, tentando dar um sentido de acordo com a posição das cores no círculo. A partir daí, defini quais pontos que seriam furados, para que pudesse fazer uma espécie de costura com as fitas de cetim. Durante a execução do trabalho me senti como se estivesse bordando aquelas chapas de madeira. Foi bem interessante. Busquei trabalhar harmonias como: Complementar oposta, análoga, monocromática, complementar dividida simples e dupla, e tripla ou tríade. Escolhi as cores que seriam mais acessíveis em se tratando de fitas de cetim, e claro que foi bem difícil encontrar realmente as cores presentes no círculo. Assim, tentei me aproximar o máximo possível, e cheguei ao resultado que foi colocado aí no começo da página!!!!! Trabalho prazeroso!!!!!

Um comentário:

VITORIANO disse...

Muito decente o seu livro!
Aproveitei para "pescar" fotos de alguns livros que eu não tinha...