sábado, 15 de novembro de 2008

120 rotações cotidianas por minuto!!!O processo estêncil s/ vinil!!!



Aqui estão algumas fotos do processo que percorri até chegar ao que denomeinei 120 rotações cotidianas por minuto.

A idéia partiu de uma conversa com meu professor, Vicente Vitoriano, quando estávamos reunidos em grupo para realização do trabalho final da disciplina. Durante a exposição das idéias que tínhamos para o projeto, ele nos falou do trabalho realizado por um artista, o qual usava elementos como rodas de bicicleta para trabalhar com giz pastel(como nas brincadeiras de criança quando usávamos moedas, papel e giz de cera!!!!e passávamos para o papel, como que texturas!!!). Fui para casa com isso em meu pensamento, e começei a pensar como poderia utilizar elementos do cotidiano em um processo artístico.
Ao chegar em casa, bem na hora do almoço, olhei para aquelas "parafernalhas" estranhas da cozinha(escumadeira, peneira, ralador, entre outros!!) e pensei que poderia usar tinta em spray e tirar dali algumas imagens, formas, impressões!!!Não sabia se daria certo!!!!!Mas...faria isso usando o quê como suporte?daí lembrei de uma pilha de discos de vinil que minha sogra tinha em casa, que estavam a ponto de serem levadas pelo pessoal da reciclagem!!!E resolvi experimentar!!!Pesquisei um pouco sobre o estêncil e coloquei a mão na massa.
O título da obra veio da pesquisa sobre o vinil. De acordo com o que pesquisei, os primeiros disco eram feitos com goma-laca e tinham 78 rotações por minuto. Depois, por volta de 1948, vieram os de vinil, que eram mais leves e comportavam mais músicas, tendo estes 33 rotações por minuto. Assim, depois de conhecer um pouco dessa história, aliando isso ao uso de objetos do cotidiano das donas de casa, resolvi fazer uma homenagem a essa mulheres, que vivem na correria diária dos afazeres domésticos!!!Como suporte para os disco, lembrei do escorredor de pratos, que poderia comportar tanto os disco quanto os utensílios que foram usados para pintá-los. E assim surgiu!!!!!




 










Nenhum comentário: