domingo, 7 de setembro de 2008

5ª Aula 02/09/2008



Leitura do Texto:



DONDIS, Donis A. A Dinâmica do Contraste. In: Sintaxe da Linguagem Visual: tradução Jefferson Luiz Camargo. - 3ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2007.

“Em todas as artes, o contraste é um poderoso instrumento de expressão, o meio para intensificar o significado, e, portanto, simplificar a comunicação.” p.108

“O contraste (...) desequilibra, choca, estimula, chama a atenção.” p.108

“No alfabetismo visual, a importância do significado do contraste começa no nível básico da visão ou da ausência desta, através da presença ou da ausência de luz.” p.109

“O aparato da visão humana tem importância secundária; a luz é a chave de nossa força visual.” p.109

“No processo de ver, dependemos da observação da justaposição interatuante dessas gradações de tom para ver os objetos.” p.109

“ (...) no processo de visão, o contraste de tom é de importância tão vital quanto a presença de luz. Através do tom, percebemos padrões que simplificamos em objetos com forma, dimensão e outras propriedades visuais elementares.” p.110

“Como estratégia visual para aguçar o significado, o contraste não só é capaz de estimular e atrair a atenção do observador, mas pode também dramatizar esse significado, para torná-lo mais importante e mais dinâmico.” p.118

“Rembrandt utilizou esse método no desenvolvimento de sua técnica do claro – escuro. São esses os elementos que ele usa, a claridade e a obscuridade.” p.119

“O contraste é um caminho fundamental para a clareza do conteúdo em arte e comunicação.” p.119

“A divisão de um campo em partes iguais pode também demonstrar o contraste tonal, uma vez que o campo é dominado pelo peso maior do negro. Se um tom cada vez mais claro fosse usado em substituição ao negro, a proporção da área coberta pelo tom mais escuro precisaria ser aumentada para conservar o efeito da dominação e recessividade que dá reforço visual às mensagens conceituais.” p.124

“ O tom supera a cor em nossa relação com o meio ambiente, sendo, portanto, muito mais importante que a cor na criação do contraste. Das três dimensões da cor(matiz, tom e croma), o tom é a que predomina.” p.125

“O contrate complementar é o equilíbrio relativo entre o quente e o frio. De acordo com a teoria da cor de Munsell, a cor complementar se situa no extremo oposto do círculo cromático.” p. 125

Iniciamos a aula discutindo as propostas da Semana de Artes Visuais. Serão feitos ofícios com as propostas, e os mesmos serão enviados para os órgãos responsáveis para que sejam autorizadas, ou não!Só depois decidiremos quais serão realiadas e por quem.
Para a aula de hoje foram lidos os capítulos 5 e 6 do livro Sintaxe da Linguagem Visual, que tratam, respectivamente: A Dinâmica do Contraste e Técnicas Visuais: estratégias de comunicação.


Galera Produzindo:

Exercício:
1. Criar uma banda tonal;
2. Círculo da Cores ( 6 cores);
3. Técnicas de Comunicação Visual


1. Banda Tonal feita com Aquarela:


2. Círculo das Cores feito com Aquarela:

Fotos: Nayara Costa



3. Banda Tonal feita no Corel draw:


4. Círculo das cores feito em Corel Rave







Atividade II:

Escolher uma das técnicas de comunicação visual, definir um tema. Em dupla, cada componente desenvolve o tema com uma das variáveis da técnica escolhida.
Ficou inviável realizar o trabalho em dupla, por isso o fiz sozinha.
Eis aí o estudo da atividade feito com lápis de cor. Pretendo, posteriormente, realizar a atividade novamente usando tinta guache.

Técnica escolhida: Sequencialidade X Acaso

"No design, uma ordenação sequencial baseia-se na resposta compositiva a um projeto de representação que se dispõe numa ordem lógica. A ordeação pode seguir uma fórmula qualquer, mas em geral envolve uma série de coisas dispostas segundo um padrão rítmico. Uma técnica casual deve sugerir uma ausência de planejamento, uma desorganização intencional ou a apresentação acidental da informação visual." p.157

1. Seqüêncialidade


2. Acaso


Fotos: Nayara Costa








Nenhum comentário: