quinta-feira, 4 de setembro de 2008

4ª Aula 26/08/2008

A aula foi bem interessante!!!Estudamos conceitos conceitos como:
Módulo bidimensional
Código (linguagem,Signo/sinais).

Relembramos o Construtivismo e o Suprematismo. Tive que dar uma pesquisada sobre o assunto, pois não lembrava de ter visto. Acho que foi dado em História da Arte III, mas ainda não paguei!!!

A atividade proposta foi um trabalho individual no qual teríamos que criar um código, usando uma malha de quadrados (módulo). O código deveria respeitar a malha, e apresentar formas geométricas.
A frase transformada em código foi:

"O Tom supera a cor em nossa relação com o meio ambiente".


Simplicidade: quanto mais simples o código, mais fácil será sua aplicação.

Eis o meu código: O primeiro foi feito em sala de aula, o segundo foi a finalização do trabalho(fiz algumas alterações no código, incluindo mais cores e tons!).


Foto: Vicente Vitoriano



Foto: Nayara Costa






Adorei a aula!!!minha primeira impressão está se confirmando a cada aula!!Prática, prática, prática...com embasamento teórico, claro!!obaaaaaaaa!!!

Algo mais....
Quando estava construindo o meu código, lembrei da disciplina que estou pagando no departamento de Educação: LIBRAS -Língua Brasileira de Sinais.
Assim como no código criamos símbolos que representam as letras do alfabeto, a língua dos surdos se utiliza de sinais para representar palavras. Claro que não se trata de uma coisa tão simples como o meu código. Não são apenas gestos soltos usados para que haja comunicação. A Língua de Sinais tem estrutura gramatical própria, são sistemas linguísticos que passaram de geração a geração de pessoas surdas, e se assemelham em complexidade e expressividade a qualquer língua oral. A diferença é que ela se utiliza do canal espaço-visual.
Considero extremamente importante aprender a LIBRAS, não apenas para o professor, mas para qualquer um de nós, pois muitas vezes nos vemos em situações nas quais nos deparamos com alunos e/ou outras pessoas surdas em nosso dia-a-dia (graças a inclusão obrigatória de pessoas com necessidades especiais, hoje podemos encontrá-las mais frequentemente nas empresas!!). Sem falar que se trata de uma lingua riquíssima e muito prazerosa de aprender!!!!Deixo aqui como sugestão para os colegas que existe a disciplina no departamento de Educação (e está acontecendo de forma bem prática, sendo possível uma aprendizagem bem significativa!!), e que é fantástica!!!
ahhhhh...infelizmente não tenho a referência das informações que coloquei aqui, pois a professora deixou a cópia das transparências que usou em sala de aula porém estão sem referência. Vou pedir a ela e coloco aqui posteriormente!!!!



2 comentários:

VITORIANO disse...

É isso aí, Nayara! Relacionar as informações, demonstrá-las!
Parabéns!

VITORIANO disse...

A frase não foi transformada em código, mas transcrita para outro código (ela já estava codificada em "português escrito". A frase não é um código. O código é usado para grafá-la!