quinta-feira, 4 de setembro de 2008

3ª Aula 19/08/2008

Apresentação dos trabalhos pelos grupos.
Grupo: Juliana Jussara , Marjorie Simões e Nayara Costa.

Após leitura do texto que embasou o trabalho, algumas idéias foram surgindo. A princípio pensei em criar uma apresentação em Stop Motion, através da qual iria mostrar os elementos básicos citados no texto, fazer uma brincadeira com a mistura das cores, e assim por diante. Porém, a idéia se tornou inviável . Quem sabe em outra oportunidade!!!
Marjorie deu a idéia de usar umas tiras(restos de um guarda-roupa) e argolas(de cortina) de madeira que ela tinha em casa, daí montamos uma composição com esse material, acrescentando fibra de bananeira e sementes de açaí. Tiramos várias fotos e depois de passá-las para o computador, saímos em busca de identificar os elementos básicos (ponto, linha, forma, movimento, direção, tom, cor, textura, escala, dimensão) nas imagens.
Usando o programa Corel Draw, fizemos marcações coloridas unindo algumas das partes da composição, formando assim os elementos: triângulos, quadrados, círculos. Da mesma forma buscamos destacar o elemento dimensão. Através da transformação da imagem para tons de cinza buscamos demonstrar o elemento Tom.
O trabalho foi feito pensando em turmas do 5º ano do ensino fundamental, como nos foi proposto pelo professor. Por isso buscamos utilizar um materia barato, corriqueiro, reciclado, com o objetivo de mostrar como um professor pode utilizar coisas do seu dia-a-dia para tornar suas aulas interessantes. Visto que é bem mais significativo para os alunos trabalhar com algo concreto, e com elementos do seu cotidiano.
Usamos o material que tinhámos em casa, mas poderíamos ter utilizado palitos de picolé, por exemplo.
Durante a apresentação mostramos primeiramente a imagem de toda a composição, sem nenhuma alteração e a partir daí fomos buscando identificar os elementos nas imagens posteriores. A idéia foi partir do todo, do mais complexo, para poder chegar aos elementos básicos da comunicação visual.
Infelizmente nossa apresentação foi prejudicada pelo fato de que algumas fotos não apreceram( justamente as fotos que foram modificadas e que mostravam alguns elementos citados no texto.
Improvisamos mostrando tais elementos nas fotos originais!!!!



Congestionamento Visual








1.Formas





1.1 Formas destacadas





2. Tom


2.1 Tom destacado


3. Dimensão


3.1 Dimensão destacada



4. Cor e escala



5. Movimento



Fotos: Marjorie Simões e Nayara Costa





Como proposta de atividade o professor poderia não apenas mostrar as fotografias, mas levar o material para sala de aula de modo que os alunos pudessem montar outras composições, tocar e sentir as texturas.

Nenhum comentário: