A aula foi iniciada com uma explanação a respeito do que será a disciplina, do que ela trata, falando sobre o que é Linguagem Visual.
Arte Visual – Cultura Visual (Tudo aquilo que o homem faz e que pode ser visto).
É o objeto de estudo do Professor de Artes.
Como referência da disciplina, entre outras, teremos o livro:
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual: tradução Jefferson Luiz camargo. - 3ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Atividade Manual
Material utilizado:
- Revistas;
- Fita gomada;
- Cola;
- Tesoura.
Para a realização da atividade estudamos conceitos como:
Módulo
É feito através da repetição. O principal é o quadrado.
A proposta da atividade foi à construção de módulos de Tetraedros, criados a partir de páginas de revistas.
Tetraedro: Em geometria, uma figura sólida (poliedro) com quatro faces triangulares; isto é, uma pirâmide com uma base triangular. Um tetraedro regular tem como faces triângulos equiláteros.

- Desenvolvimento da Atividade:
A princípio todos da turma estavam empenhados na produção das arestas feitas com folhas de revistas. Quando chegamos a um número razoável de arestas fomos nos dividindo em grupos. Algumas pessoas passaram a padronizar o tamanho das arestas, medindo e cortando todas do mesmo tamanho, de modo que os tetraedros fossem construídos com certo padrão.
Depois de cortadas algumas arestas, chegou o momento de começar a montagem dos tetraedros. Para isso mais um pequeno grupo foi formado. Uma das alunas ficou responsável por cortar as fitas para o grupo de montagem. E assim fomos dividindo o trabalho.
Com algumas peças já prontas, um novo grupo se formou para a junção dos módulos, construindo dois objetos que foram expostos no corredor do DEART.

Foto: Vicente Vitotiano
A atividade foi muito interessante para o grupo como um todo, pois pudemos trabalhar a coordenação motora, bem como observar como o trabalho em equipe é importante para a realização de uma atividade como esta. Se cada aluno da turma fosse construir um objeto daquele tamanho, com certeza levaríamos muito mais tempo.
Lembrei-me das minhas aulas de Fundamentos Sócio-econômicos da Educação, no curso de Pedagogia, onde estudei o Taylorismo e o Fordismo.
Claro que não saímos da aula “apertando parafusos” (kkkkkk)!!! A divisão (especialização) do trabalho foi bem positiva. Conseguimos produzir vários módulos tetraedros e construir dois grandes objetos (será que devo chamá-los de objetos?). Ainda tenho dúvidas quando se trata de objeto e/ou instalação!!!
Com o passar dos dias, foi bem interessante observar como esses "objetos" foram se transformando. A cada dia que chegava ao DEART para assistir aula, notava que eles se encontravam diferentes. Cheguei um dia e observei que estavam pendurados em uma das grades de uma sala.
Até que um dia....eis o triste fim da nossa obra de arte....foi para no lixo, nos restando apenas as fotografias!!!!!!Olha aí o que chamamos de Arte Efêmera!
A primeira impressão sobre a disciplina foi bem positiva!!!Gostei muito dessa aula prática, de colocar a mão na massa!!!Espero que continue assim!!!
REFERÊNCIAS:
CARMO, Paulo Sérgio. A ideologia do trabalho. Editora Moderna, São Paulo, 1995.
Disponível em: http://www.casadehistoria.com.br/cont_11_08.htm
Acesso: 27/08/2008
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual: tradução Jefferson Luiz camargo. - 3ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2007.Polígonos e Poliedros Convexos e Côncavos. Disponível em:
Acesso em: 27/08/2008.
Taylorismo e Fordismo. Disponível em:
http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/taylorismo-fordismo.htm
Acesso: 27/08/2008
Um comentário:
O que fizemos foram objetos, mesmo.
Muito bom este seu registro!
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