quarta-feira, 3 de setembro de 2008

1ª Aula 05/08/2008




A aula foi iniciada com uma explanação a respeito do que será a disciplina, do que ela trata, falando sobre o que é Linguagem Visual.

Arte Visual – Cultura Visual (Tudo aquilo que o homem faz e que pode ser visto).
É o objeto de estudo do Professor de Artes.

Como referência da disciplina, entre outras, teremos o livro:

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual: tradução Jefferson Luiz camargo. - 3ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2007.


Atividade Manual

Material utilizado:

  • Revistas;
  • Fita gomada;
  • Cola;
  • Tesoura.




Para a realização da atividade estudamos conceitos como:
Módulo
É feito através da repetição. O principal é o quadrado.
A proposta da atividade foi à construção de módulos de Tetraedros, criados a partir de páginas de revistas.

Tetraedro: Em geometria, uma figura sólida (poliedro) com quatro faces triangulares; isto é, uma pirâmide com uma base triangular. Um tetraedro regular tem como faces triângulos equiláteros.








  • Desenvolvimento da Atividade:

A princípio todos da turma estavam empenhados na produção das arestas feitas com folhas de revistas. Quando chegamos a um número razoável de arestas fomos nos dividindo em grupos. Algumas pessoas passaram a padronizar o tamanho das arestas, medindo e cortando todas do mesmo tamanho, de modo que os tetraedros fossem construídos com certo padrão.
Depois de cortadas algumas arestas, chegou o momento de começar a montagem dos tetraedros. Para isso mais um pequeno grupo foi formado. Uma das alunas ficou responsável por cortar as fitas para o grupo de montagem. E assim fomos dividindo o trabalho.
Com algumas peças já prontas, um novo grupo se formou para a junção dos módulos, construindo dois objetos que foram expostos no corredor do DEART.



Foto: Vicente Vitotiano


A atividade foi muito interessante para o grupo como um todo, pois pudemos trabalhar a coordenação motora, bem como observar como o trabalho em equipe é importante para a realização de uma atividade como esta. Se cada aluno da turma fosse construir um objeto daquele tamanho, com certeza levaríamos muito mais tempo.
Lembrei-me das minhas aulas de Fundamentos Sócio-econômicos da Educação, no curso de Pedagogia, onde estudei o Taylorismo e o Fordismo.
Claro que não saímos da aula “apertando parafusos” (kkkkkk)!!! A divisão (especialização) do trabalho foi bem positiva. Conseguimos produzir vários módulos tetraedros e construir dois grandes objetos (será que devo chamá-los de objetos?). Ainda tenho dúvidas quando se trata de objeto e/ou instalação!!!
Com o passar dos dias, foi bem interessante observar como esses "objetos" foram se transformando. A cada dia que chegava ao DEART para assistir aula, notava que eles se encontravam diferentes. Cheguei um dia e observei que estavam pendurados em uma das grades de uma sala.
Até que um dia....eis o triste fim da nossa obra de arte....foi para no lixo, nos restando apenas as fotografias!!!!!!Olha aí o que chamamos de Arte Efêmera!

A primeira impressão sobre a disciplina foi bem positiva!!!Gostei muito dessa aula prática, de colocar a mão na massa!!!Espero que continue assim!!!




REFERÊNCIAS:

CARMO, Paulo Sérgio. A ideologia do trabalho. Editora Moderna, São Paulo, 1995.

Disponível em: http://www.casadehistoria.com.br/cont_11_08.htm

Acesso: 27/08/2008

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual: tradução Jefferson Luiz camargo. - 3ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Polígonos e Poliedros Convexos e Côncavos. Disponível em:

http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat010392k2/ens22k2/sinteticos/pagina4.html

Acesso em: 27/08/2008.

Taylorismo e Fordismo. Disponível em:

http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/taylorismo-fordismo.htm

Acesso: 27/08/2008










































Um comentário:

VITORIANO disse...

O que fizemos foram objetos, mesmo.
Muito bom este seu registro!