domingo, 26 de outubro de 2008

O que é Portfólio!!!

Antes tarde do que nunca!!!Eis aqui um texto bem resumido sobre o que é um portfólio!!Recebi esse texto durante a minha aula de especialização em Coordenação Pedagógica, pois a avaliação de uma das disciplinas vai ser feita através do portfólio.


HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre; Artmed, 1998.

 

O que é Portfólio?

 

O Portfólio é uma modalidade de avaliação devedora do campo da arte. Arquitetos e desenhistas recolhem, selecionam e ordenam amostras de trajetória profissional para poder apresentá-las em um suporte físico(o portfólio) de maneira que o destinatário possa apreciar os marcos mais significativos de seu percurso, ao mesmo tempo em que adquire uma visão global do mesmo.

A função portfólio se apresenta como facilitadora da reconstrução e da reelaboração por parte de cada estudante de seu próprio processo ao longo de um curso ou de um período de ensino.

A utilização do portfólio como recurso de avaliação é baseada na idéia da natureza evolutiva do processo de aprendizagem.

O portfólio oferece aos alunos e professores uma oportunidade de refletir sobre o progresso dos estudantes em sua compreensão da realidade, ao mesmo tempo em que possibilita a introdução de mudanças durante o desenvolvimento do programa de ensino.

O portfólio permite aos professores aproximar-se do trabalho dos alunos não de uma maneira pontual e isolada como acontece com as provas e exames, mas sim, no contexto do ensino e como uma atividade complexa baseada em elementos e momentos de aprendizagem que se encontram relacionados.

O portfólio é um conjunto de diferentes classes de documentos(notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc.) que proporciona evidências do conhecimento que foi sendo construído, das estratégias utilizadas para aprender e da disposição de quem o elabora em continuar aprendendo.

O que particulariza o portfólio é o processo constate de reflexões, de contraste entre finalidades educativas e as atividades realizadas para sua consecução, para explicar o próprio processo de aprendizagem e os momentos chave nos quais o estudante superou um problema.

Nenhum comentário: