domingo, 26 de outubro de 2008

10 ª Aula 07/10/08

DONDIS, Donis A. Composição: fundamentos sintáticos do alfabetismo visual. In: Sintaxe da Linguagem Visual: tradução Jefferson Luiz Camargo. - 3ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2007.

 

"O processo de composição é o passo mais crucial na solução dos problemas visuais. Os resultados das decisões compositivas determinam o objetivo e o significado da manifestação visual e têm fortes implicações com relação ao que é recebido pelo espectador." p.29

"O equilíbrio é, então, a referência visual mais forte e firme do homem, sua base consciente e inconsciente para fazer avaliações visuais. (...) O equilíbrio é tão fundamental na natureza quanto o homem. É o estado oposto ao colapso." p.32

"Tanto para o emissor quanto para o receptor da informação visual, a falta de equilíbrio e regularidade é um fator de desorientação. Em outras palavras, é o meio visual mais eficaz para criar um efeito em resposta ao objetivo da mensagem, efeito que tem um potencial direto e econômico de transmitir a informação visual." p.35

"A estabilidade e a harmonia são polaridades daquilo que é visualmente inesperado e daquilo que cria tensões na composição." p.37

"Além de ser influenciada pela relações elementares com o traçado estruturado, a tensão visual é maximizada de duas maneira: o olho favorece a zona inferior esquerda de qualquer campo visual. (...). O favorecimento da parte esquerda do campo visual talvez seja influenciado pelo modo ocidental de imprimir, e pelo forte condicionamento decorrente do fato de aprendermos a ler da esquerda para a diretita." p.40

"(...) os elementos visuais que se situam em áreas de tensão têm mais peso do que os elementos nivelados. O peso, que nesse contexto significa capacidade de atrair o olho, tem aqui uma enorme importância em termos do equilíbrio compositivo." p.41

"Na linguagem visual, os opostos se repelem, mas os semelhantes se atrem." p.45

"(...) muitas outras afinidades visuais regem a lei do agrupamento no ato de ver, tais como o tamanho, a textura ou o tom (...)." p.46

"Elementos claros sobre fundo escuro parecem expandir-se, ao passo que elementos escuros sobre fundo claro parecem contrair-se." p.49




A aula de hoje foi iniciada na sala 21, com apresentação de inúmeras imagens que nos serviu de ilustração para o capítulo 02 do livro de Donis A. Dondis. Vimos um pouco da Op Art e muitas imagens que nos dão ilusão de ótica (chegam a dar dor de cabeça!!KKKKKKKK)







Algumas imagens que foram apresentadas pelo professor:
Tensão/ Equilíbrio:




 "blacksquare"  -  Malevich 



                                              
 "Branco sobre branco" - Malevich






"Adieu" de baselitz



  Minhas produções:

1. Expansão e contração (trabalho com hidrocor):




 2. Tensão (Trabalho com hidrocor):



   3. Equilíbrio (trabalho com hidrocor):


 4.  Positivo e negativo (Trabalho em Corel draw):




O texto é bem legal de ser lido, tem bastante exemplos e imagens que nos ajudam a compreender melhor todo o processo de composição. Busquei, após a leitura do texto, produzir alguma coisa na tentativa de ilustrar tensão, equilíbrio, positivo-negativo, enfim, o que foi lido no texto.
Confesso que não gostei do resultado!!!!Pelo menos não dos que fiz com hidrocor, sei lá...não sei se consegui passar o real significado do que foi estudado!!!tudo ficou muito simples, sei lá!!!mas, postei mesmo assim!!!

Nenhum comentário: